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Ao projetar as redes sociais, os criadores sempre buscam maneiras de aproximar os usuários e facilitar a busca por assuntos de interesse, para criar uma comunidade engajada com determinados assuntos.
Uma das maneiras mais conhecidas de aproximar pessoas que não se conhecem, mas que têm interesses em comum é pelo uso de Hashtags. Isso se dá, pois, ao adicionar uma hashtag em seu post, você abre espaço para que outras pessoas que também estão atentas a um tema, encontrem o que você tem a dizer sobre o assunto.
Mas será que em 2022 as hashtags ainda tem o mesmo poder de alcance e engajamento de quando as redes sociais foram criadas? Confira nosso blog e descubra mais sobre essa ferramenta e como usá-la da melhor maneira para mudar de patamar nas redes sociais.

O que são as Hashtags (#)?

Hashtag, também conhecida como “jogo da velha” ou “cerquilha”, é a maneira mais comum de conectar diferentes conteúdos sobre um mesmo assunto nas redes sociais. Por meio dela, é possível criar uma comunidade falando sobre um mesmo tema, acontecimento ou assunto específico.
Essa ferramenta é ideal para quem deseja atrair mais pessoas para falar sobre um determinado tema, porque, por meio dela, é possível agrupar conversas ou conteúdos em torno de um determinado tópico, tornando mais fácil para as pessoas encontrarem conteúdo de seu interesse.
Seu uso varia de acordo com cada rede social, mas ela está presente em praticamente todos os meios digitais. Onde mais podemos observar sua presença é no Twitter, onde um assunto pode se tornar o mais falado do mundo de acordo com o número de Hashtags sobre ele, e no Instagram, onde milhões de usuários até então desconhecidos podem conhecer seu post.

Por que usar hashtags na sua estratégia de mídia social?

Quando se pensa em divulgar um assunto nas mídias sociais, o objetivo é sempre atingir o maior número possível de pessoas engajadas com determinados assuntos e, para isso, investir no uso de hashtags é uma ótima estratégia.
Mas não basta usar qualquer hashtag. Para que seu objetivo seja alcançado, isso precisa ser feito de forma estratégica, misturando hashtags populares, relevantes e relacionadas à marca.
Quer saber alguns dos motivos que mais levam empresas a usar hashtags em suas postagens nas redes sociais? Confira:

1.   Aumentar o engajamento de seus seguidores

Ao incluir hashtags em suas postagens, você não apenas entra em conversas que já estão acontecendo sobre um determinado assunto, como também convida pessoas interessadas no tema a ingressarem no debate levantado na sua postagem.
Isto serve não apenas para os seus seguidores, mas também para muitos outros usuários da plataforma, que passarão a conhecer sua conta por uma porta aberta pela hashtag escolhida por você.
Com isso, sua empresa pode ver reflexos em um maior engajamento e em um alcance mais amplo, que pode gerar mais curtidas, compartilhamentos, comentários e novos seguidores.

2.  Criar reconhecimento de marca com hashtags

Se você busca promover seus negócios e gerar conversas, criar uma hashtag relacionada à sua marca pode ser uma estratégia muito eficaz.
As hashtags de marca podem ser tão simples quanto usar o nome da sua empresa ou incorporar um slogan.
Nos últimos anos, vimos grandes empresas bombarem campanhas criadas a partir de uma simples hashtag nas redes sociais, como o Google, a Coca Cola, o McDonalds e muitas outras.

3.  Mostrar suporte para questões sociais

Outro uso para as hashtags é usar o espaço de debate criado por elas para mostrar apoio ou se mobilizar diante de uma causa importante.
Marcas como Google e Ambev são alguns exemplos de empresas que usam hashtags para mostrar seu apoio à causa LGBTQIA+, por exemplo. Confira:

4.  Ajuda seu público-alvo a encontrar você

Seguir hashtags relacionadas a assuntos de interesse é algo comum aos usuários de redes sociais como o Linkedin e o Instagram. Dessa forma, os seguidores conseguem ficar sempre por dentro de tudo que é postado sobre determinado assunto e as marcas conseguem entregar seus conteúdos para pessoas mais interessadas em temas específicos.
Por isso, usar hashtags populares pode ser uma maneira de ajudar novos usuários a encontrar sua marca, mas é preciso fazer isto com atenção, pois nem sempre as hashtags mais populares são as melhores.

Por exemplo, a hashtag #FollowMe tem mais de 575 milhões de postagens no Instagram. Hashtags que solicitam curtidas não envolvem seus seguidores e não adicionam nenhum significado à sua postagem de mídia social, além de parecerem Spam e você não quer isso.
Mas isso não significa que você tem que ignorar as hashtags mais populares. Um bom exemplo de hashtag muito utilizada é o #TBT, que pode ser uma maneira divertida da sua marca participar de uma conversa mais ampla nas mídias sociais.

Além de se atentar à popularidade da hashtag, também é importante observar como ela é usada na rede escolhida. Diferente do que vimos no Instagram, no LinkedIn, por ser uma rede social voltada para o meio corporativo, as hashtags mais populares abordam temas como #DesenvolvimentoPessoal e #Investimento.
Embora existam milhões de postagens usando hashtags populares, elas são relativamente universais. Não são específicas para uma indústria ou um tema e não dizem muito sobre sua marca.

Portanto, tente identificar hashtags de nicho que sejam relevantes para sua marca e o que você representa.

É possível aumentar o alcance orgânico com hashtags?

  • Quando você usa hashtags, sua postagem pode aparecer para pessoas que estão procurando por essa hashtag, mas não conheciam seu perfil.
  • Por exemplo, se você é um organizador de casamentos e usa a hashtag #WeddingPlanner, alguém que está noivo e procurando seus serviços pode encontrar sua postagem.
  • A melhor maneira de aumentar seu alcance orgânico com hashtags é usar aquelas que são relevantes para o seu negócio e setor.
  • Faça uma pesquisa sobre quais hashtags são mais populares em seu setor e comece a usá-las em suas postagens.
  • Depois de ter um estoque de hashtags relevantes e de alto desempenho, você pode começar a usá-las em suas postagens.

O uso das hashtags em cada rede social

1.    Twitter

 

  • Número ideal de hashtags: 1 a 2
  • Você pode usar hashtags em qualquer parte dos seus Tweets . Entre os tuiteiros, é comum usar uma hashtag no início para dar ênfase, no final para contextualizar ou no meio para destacar uma palavra-chave.
  • Além de adicionar hashtags nos seus próprios tweets, elas também podem ser adicionadas caso você retweet ou responda alguém e também na sua biografia do Twitter.


Qual a utilidade das hashtags no Twitter:

  • Funcionam como palavras-chave, ajudando a encontrar conteúdos na barra de pesquisa do Twitter.
  • São ideais para manter as pessoas informadas sobre as tendências, já que os assuntos mais comentados entram para os Trend Topics


Algumas dicas essenciais para o uso de hashtag do Twitter:

  • Não há nada que te impeça de usar quantas hashtags quiser em um Tweet, dentro do limite de 280 caracteres. Mas a plataforma recomenda não usar mais do que 2 por tweet.
  • Se você estiver criando uma nova hashtag, faça uma pesquisa primeiro e verifique se ela já não está sendo usada.

 

2.    Instagram

  • Número ideal de hashtags: 3 a 5
  • Inclua hashtags ao fim da sua legenda no Instagram ou, caso você prefira usá-las de forma mais discreta, também é possível adicioná-las nos comentários da sua postagem.
  • Além dos posts no feed, os stories também permitem o uso de hashtags, permitindo o uso de até 10, mas como as hashtags de stories não são mais apresentadas na busca ou para aqueles que seguem a hashtag, isto não fará com que seu conteúdo dos stories chegue a novos públicos, mas você ainda pode usá-las para dar novos contextos ao seu conteúdo.
  • Também é possível incluir hashtags na biografia do perfil do Instagram da sua marca.

 

Como encontrar uma Hashtag:

  • Buscando a # desejada na aba de Explorar
  • Seguindo as hashtags, fazendo assim com que o conteúdo postado com elas apareça diretamente no seu feed

 

Algumas dicas essenciais para o uso de hashtag do Instagram:

  • Considere postar suas hashtags como o primeiro comentário da postagem para que os seguidores possam se concentrar na ótima legenda que você escreveu.
  • Com uma conta do Instagram Business, você tem acesso ao Instagram Insights, onde é possível ver quantas impressões seu perfil obteve pelas hashtags.
  • Evite adicionar hashtags no meio de suas legendas ou comentários, pois elas podem tornar seu conteúdo menos acessível para pessoas que usam leitores de conversão de texto em fala.
  • Agrupar hashtags no final de sua legenda (ou em um comentário) é a aposta mais segura.
  • Não encadeie muitas palavras juntas. As melhores hashtags tendem a ser relativamente curtas e fáceis de lembrar.
  • Use hashtags relevantes e específicas. Se for nichada em um nível excessivo, será difícil encontrá-la e provavelmente não será usada por outros usuários.
  • Limite o número de hashtags que você usa. Mais nem sempre é melhor e pode fazer sua postagem parecer spam.

 

3.    Facebook

  • Número ideal de hashtags: 2 a 3
  • Hashtags podem ser incluídas em qualquer parte na legenda do seu post ou nos comentários.
  • Hashtags também são úteis para agrupar conteúdo em grupos privados do Facebook por tema ou tópico (e este ponto dos grupos privados deve ser o ponto de atenção para as marcas, pois este é o canal que tem mais popularidade atualmente no Facebook)

 

Como encontrar uma Hashtag:

  • Procurando na barra de pesquisa.
  • Clicando em uma hashtag para ver um feed relacionado a ela.
  • Pesquisando na barra “pesquisar neste grupo” no menu de um grupo.

 

Algumas dicas essenciais para o uso de hashtag do Facebook:

  • Por ter muitos perfis de usuários privados, rastrear como os usuários estão interagindo com suas hashtags é mais desafiador para as marcas.
  • Monitorando as hashtags da sua marca, é possível mensurar quais perfis públicos estão participando da conversa usando o URL facebook.com/hashtag/_____. (Inclua a palavra-chave que você deseja pesquisar no final).

 

4.   LinkedIn

Número ideal de hashtags: 1 a 5

  • Use hashtags em qualquer parte das suas postagens no LinkedIn.

 Como encontrar uma Hashtag:

  • Pesquisando hashtags na barra de pesquisa.
  • Observando as hashtags em alta do LinkedIn, que serão exibidas na seção “notícias e visualizações” da página inicial.
  • Recebendo sugestões de hashtags do LinkedIn enquanto escreve uma atualização.

 Algumas dicas essenciais para o uso de hashtag do LinkedIn:

  • O LinkedIn é uma plataforma profissional, então não se esqueça de usar Hashtags que também sejam profissionais.
  • Siga hashtags no LinkedIn para ficar por dentro das postagens mais recentes sobre seus conteúdos de interesse.

Como saber quais as melhores hashtags para o meu post?

1. Monitore as redes sociais de influenciadores e concorrentes

Para encontrar quais as melhores hashtags para o seu nicho, é preciso fazer uma análise competitiva das redes sociais de influenciadores relevantes e concorrentes.
Após observar a frequência e a quantidade de uso das hashtags observadas e os resultados visíveis nas postagens de ambos, tome nota sobre isso, pois isso facilitará seu uso na hora de produzir conteúdos.

Dessa forma, você aprenderá como seus concorrentes estão se envolvendo com seu público-alvo compartilhado e quais palavras-chave eles tendem a usar.

2. Saiba quais hashtags estão em alta

Em uma busca sobre sites para encontrar a hashtag ideal para o seu post, você encontrará uma infinidade de opções, mas a nossa dica é o RiteTag.
Com ele, você digita a legenda na barra de texto, carrega a foto que será postada e, a partir disso, o site gera sugestões de hashtags que estão em alta com base no seu conteúdo.

Com essa ferramenta, é possível ver as melhores hashtags para que sua postagem seja vista imediatamente, além de hashtags para que sua postagem seja vista ao longo do tempo. Clique em “Obter relatório” para uma análise detalhada das hashtags exibidas.

3. Obtenha uma ferramenta de escuta social

Assim como no acompanhamento de hashtags ideais, para saber qual a melhor opção de ferramenta para fazer a escuta social da sua empresa, em uma busca rápida, você encontrará diversas opções, mas nossa sugestão para essa função é o Hootsuite.
Com ele, é possível observar os fluxos de pesquisa e, a partir disso, descobrir quais temas estão em alta e, consequentemente, quais hashtags são as melhores para cada rede social em que sua marca está posicionada.

4. Encontre hashtags relacionadas

Se você já tem uma boa noção de quais hashtags estão funcionando para a sua marca, considere usar hashtags relacionadas.
Por serem mais específicas e nichadas que as hashtags mais populares, elas podem te ajudar a se conectar com um público mais segmentado.
No LinkedIn, você pode encontrar mais recomendações de hashtag depois de clicar em uma hashtag. Escolha os botões “Descubra mais hashtags” depois de clicar nas reticências.

5. Analise quais hashtags tiveram sucesso em posts anteriores

Como tudo que é feito nas redes sociais, é preciso observar e mensurar os resultados do que já foi feito anteriormente. Quer descobrir se as hashtags têm o mesmo poder de alcance e engajamento de quando as redes sociais foram criadas? Confira nosso blog e descubra!