Pesquisa relata transformações nas relações de consumo no período pandêmico e sugere algumas estratégias para investir bem no Marketing Digital
Quais ações de Marketing Digital sua empresa tem utilizado para gerar leads ou para melhorar o posicionamento digital do negócio? Quanto sua empresa tem investido, desde o início da pandemia? Qual foi o critério utilizado para definição desse orçamento? Posso afirmar que essas e outras perguntas sobre investimento em Marketing Digital são temas frequentes em nossas reuniões com os clientes.
A última edição de uma pesquisa realizada com profissionais de Marketing nos EUA aponta que as vendas pela Internet dispararam para 19,4% no período pandêmico. Este é o nível mais alto relatado, o que representa um aumento de 43,7% em relação a fevereiro de 2020, quando esse percentual era de 13,5%. Por isso é importante saber como distribuir seu budget de Marketing.
A visão dos líderes de Marketing durante a pandemia
Esses dados são da 26° edição do The CMO Survey, uma fonte objetiva de informações sobre marketing e um serviço não comercial dedicado ao tema, que joga luz sobre o mercado B2B e B2C com um Relatório de destaques e percepções intitulado Tendências digitais, sociais e políticas emergentes, publicado em fevereiro (incluir link para pesquisa). A pesquisa foi aplicada em campo, entre 6 e 26 de janeiro, e contou com a participação de 356 profissionais de marketing, dos quais 94,5% eram líderes ou vice-líderes, de empresas de diversos setores dos EUA. Um número relevante se destaca: para 72% dos líderes entrevistados, o papel do marketing em suas empresas aumentou de importância durante o ano passado.
Saber onde investir é essencial
A chegada da pandemia trouxe muitas incertezas para alguns setores da economia, por isso a reação de muitos empresários foi fechar as torneiras, e claro, os gastos com marketing seguiram o fluxo. Sobre em que medida o uso do marketing digital contribuiu para o desempenho da empresa em que trabalhavam no ano passado, os dados coletados apontam uma média de 5,5 (em que 1 = nem um pouco, 7 = muito bem). A consolidação de uma cultura que valoriza as estratégias empenhadas em um plano de Marketing é um avanço que garante inclusive a sustentabilidade do negócio.
A enquete revelou que dentre os investimentos realizados para melhorar o desempenho de Marketing Digital da empresa, 73,8% optaram por otimizar seus sites, enquanto 65% apostaram em investimentos em mídia digital e pesquisas, outros 57,3% definiram uma verba para investir em ações via e-mail marketing. O mobile marketing que parecia uma aposta, por exemplo, não ganhou tanto espaço
O boom das Mídias Sociais ainda está por vir
A tendência para os próximos anos é de que o budget de Marketing inclua mais verba para as mídias sociais. O relatório declara um aumento de 4,3 pontos no orçamento para estas ações, nos últimos 5 anos, mas a perspectiva é que avancem quase 10 pontos, no quinquênio seguinte. Diante da versatilidade e interação próprias dessa mídia, muita novidade ainda vai surpreender os profissionais e consumidores.
Conhecer sua audiência/consumidores, saber os meios e canais de comunicação, bem como observar seus hábitos e comportamentos irá ajudar a direcionar ações mais assertivas e colaborar para um budget de Marketing equilibrado e eficaz. Estudar os cenários e variáveis sociais, econômicas e políticas também conta muito. Entender e fazer agir a função do Marketing dentro do processo de entrega do seu produto ou serviço garante melhores resultados.
Investir em Marketing Digital compensa
A pesquisa The CMO Survey relata que embora a perspectiva seja positiva para 2022, no ano passado houve uma redução de 3,9% nos investimentos em marketing. Por outro lado, de todo o montante investido na área, os gastos com as ações em Marketing Digital tiveram um aumento de 11,5% no orçamento em relação a 2020. O que revela uma mudança na forma como os líderes estão definindo seu budget de Marketing.
O panorama atual e as impressões absorvidas nas relações estabelecidas entre a WSI e seus distintos clientes pelo mundo afora, nos permite observar que em linhas gerais, as empresas investem entre 7 a 8 % do faturamento em marketing, e deste valor, entre 45% e 48% são destinados a investimento no marketing digital. Uma perspectiva que tem estimulado a criação de soluções criativas para o mercado corporativo interessado em consolidar sua imagem e fortalecer seus canais de venda no ambiente online.
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