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Um bom planejamento precisa obedecer a uma série de requisitos. Confira.

Com a chegada do último trimestre de 2019, é hora de planejar as ações de marketing digital para 2020.

Sabemos que estruturar esse tipo de planejamento leva tempo. Além da idealização e definição de estratégias, é necessário obter o setor responsável e considerar os valores de orçamento para o próximo ano.

O problema é que a maioria das empresas começa a planejar ações finais, campanhas e blogs por exemplo, sem levar em conta questões extremamente importantes que antecedem essa etapa. Para não errar no seu plano de marketing digital, é fundamental pensar na estratégia e no momento do seu negócio. Assim, você pode direcionar para uma forma mais assertiva como táticas a serem adotadas.

Conheça os 7 fatores que você deve considerar antes de fazer o seu Planejamento de Marketing Digital 2020:

1. Estou satisfeito com os resultados obtidos em 2019?

Toda ação de marketing digital implementada precisa ser medida. É preciso analisar se os objetivos traçados estão sendo alcançados. Afinal, uma grande magia desse tipo de marketing é a mensuração de resultados.

Ter acesso às informações financeiras e vendas é muito importante para entender dentro da matriz de produtos e serviços, quais são os mais vendidos, os que possuem a melhor margem. Se for necessário implementar pacotes ou algum item reformular, ou até mesmo se houver lançamentos para o próximo ano.

2. Uma empresa tem uma estratégia definida para a divulgação de produtos ou serviços?

Com as informações financeiras em mãos, é preciso analisar o tipo de ações implementadas, quais resultados foram usados. Um planejamento eficiente deve ter coerência entre todas as estratégias implementadas, de modo a criar um conjunto forte e eficaz de práticas que gerem resultados.

3. Os reais benefícios e diferenciais do meu produto ou serviço estão devidamente mapeados?

Uma área de vendas ou telemarketing pode contribuir muito com esse mapeamento. O seu cliente comprou um produto ou serviço determinado porque enxergou um valor na empresa ou marca que precisa ser identificado claramente. Lembre-se: oferecer qualidade não é um diferencial, mas uma obrigação.

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4. Eu realmente conheço o perfil dos clientes que compõem o meu produto?

Com o mapeamento dos reais benefícios do produto ou serviço é hora de olhar para o perfil dos compradores. Você só será capaz de falar a língua do seu cliente quando souber quem ele é, quais são suas preocupações, porque ele comprou o seu produto, que problemas o seu produto ajudou a solucionar, onde estão seus clientes, quais redes sociais eles utilizam. Essas são apenas algumas perguntas que precisam ser respondidas para traçar as pessoas do seu negócio.  O planejamento de marketing digital precisa ter como base a persona que representa o consumidor ideal do seu produto ou serviço.

5. A comunicação com meu público alvo, clientes, parceiros e fornecedores está clara?

Comunicação eficiente não é o que você diz, mas o que o outro entende. Portanto, conhecer cada detalhe a respeito do que a sua empresa faz e do perfil das pessoas que representam o perfil ideal de clientes é necessário para definir quais serão as melhores táticas para transmitir a informação ideal.

6. Consigo medir os resultados das ações de marketing digital adotadas?

A maior vantagem do Marketing Digital é poder medir todas as ações, tanto as que deram certo quanto as erradas. É importante medir o retorno das táticas implementadas. Isso deve ser feito de acordo com as metas que foram determinadas no planejamento.

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7. Será que conheço todos os meus concorrentes?

Atualmente existem 2 tipos de concorrentes. O concorrente do negócio e o concorrente online. O primeiro tipo é facilmente descrito pelo vendedor. Mas, ao realizar uma simples pesquisa online através das principais palavras-chaves relacionada ao seu negócio nos deparamos com as empresas que concorrem com o nosso negócio na internet. Sabemos que 90% das pessoas, hoje em dia, fazem algum tipo de pesquisa online antes de decidir por um produto ou serviço. Dessa forma com esse exercício, é possível identificar uma série de informações relevantes que podem enriquecer e trazer insights para o seu planejamento. Pesquisa de satisfação de cliente, entrevistas com ex clientes, também ajudam muito na hora de estudar o panorama do seu mercado. Estude seus concorrentes para analisar em que tipo de ações de marketing eles apostam, que preço praticam e quais são os diferenciais dos seus produtos ou serviços quando comparados aos deles.