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A empresa que pretende trabalhar com a metodologia de Inbound Marketing, através da criação de conteúdo relevante para suas pessoas de negócios deve iniciar com um bom entendimento sobre a dor que a persona procura resolver, os canais de busca por solução e como verdadeiramente ajudá-la a resolver o problema.

Esta metodologia não apresenta no primeiro momento um produto ou serviço, e sim uma solução, pois esta é a chamada fase de “awareness” ou conhecimento, a primeira etapa do funil de marketing e vendas. Uma vez que a estratégia de Inbound não interrompe o processo de busca ou pesquisa e sim apoia com conteúdo educacional. É aí que se destacada do tradicional processo de Outbound, que utiliza o conceito de interrupção como anúncios em jornais, revistas e televisão para transmitir a mensagem a todo custo.

O principal objetivo nesta fase é criar conteúdo relevante para que a pessoa de negócio tenha interesse em acompanhar sua estratégia de comunicação durante as demais etapas do funil: primeiro conhecimento, consideração depois desejo e decisão.

Para cada etapa existe uma forma de apresentar as soluções, produtos e serviços; afim de nutrir individualmente cada “Lead”. Através de múltiplos canais, você poderá gerar muito mais contatos de qualidade, reter bons clientes, criar embaixadores da sua marca e ainda transmitir o valor em cada passo ao longo das campanhas de Inbound e Geração de Leads de Qualidade.

A pergunta principal é: Quero substituir os meus processos manuais, repetitivos por um sistema automático, sem perder o jeitinho pessoal?

A solução de Automação de Marketing vai permitir integrar diversos canais de comunicação gerando engajamento e aumentando conversões. Automação de Marketing é uma solução totalmente integrada que inclui e-mail marketing, e-books, vídeos, infográficos, landing pages, gestão de campanhas, lead scoring, ferramentas de mídias sociais, integração com CRM e analytics.

Em outras palavras, significa unificar o ciclo de Marketing e Vendas. Com início no topo do funil enquanto o objetivo ­ainda não é vender, é preciso fornecer uma experiência online positiva para seus clientes. Logo, Automação de Marketing pode simpli­ficar a forma de conectar com seu público-alvo como pessoas e não como robôs.

Uma boa campanha de Automação de Marketing é rica em recursos e orientada a resultados. Cria soluções integradas que incorporam uma combinação de nutrição online com ferramentas de conversão. Possui a capacidade de customizar conteúdo e mecanismos de ofertas para vários públicos através de diversos canais ao mesmo tempo e tem capacidade de segmentar e categorizar Leads por padrões comportamentais comuns, geográficos, demográficos e muito mais. Ainda oferece uma experiência ao usuário de qualidade e consistente. Gera relatórios consolidados e uma visão 360 graus da sua campanha de geração de leads, assegurando mecanismos para testes e análises em todos os passos do processo.

A decisão sobre quando utilizar uma ferramenta de automação em sua estratégia de Inbound pode variar. Não existe a obrigatoriedade de iniciar uma campanha de Inbound com o suporte de automação, existem formas de gerenciar suas campanhas de marketing, SEO, gestão de mídia social, e-mail marketing e conversões “call to action” através de relatórios oriundos de múltiplas fontes. Mas a automação, como mencionado anteriormente, irá poupar processos manuais e repetitivos especialmente para a definição de Lead Scoring. (lead – potencial comprador; scoring -pontuação).

Logo a possibilidade de pontuar o potencial de compra de forma automática através das etapas do funil e nutrir seu Lead com o conteúdo adequado fica muito mais fácil e eficiente com o apoio da tecnologia.
Como informação final caso esteja planejando contratar uma ferramenta de automação recomendo avaliar as seguintes opções: Hubspot, SharpSping ou RD Station.

Mauro Guedes – WSI DigitalBox