Descubra como intensificar as vendas de sua empresa com estratégias de curto prazo.
O último trimestre do ano já começou. Segundo o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), há uma maior expectativa de vendas em vendas comemorativas, como Dia das Crianças, Dia das Bruxas, Confraternizações, Natal e Ano Novo.
Mas, será que é possível usar o marketing digital para obter resultados favoráveis em pouco tempo? Sim, ainda é possível implementar estratégias on-line para alavancar as vendas do seu negócio, esteja você atuando com varejo ou serviços.
Quais são as estratégias de marketing digital mais rápidas?
Suas estratégias devem ser selecionadas ao perfil do seu negócio. É preciso considerar as características de sua empresa, os produtos e serviços que são vendidos, o orçamento disponível, a presença de alguma ação promocional pontual, entre outros fatores.
Listamos como principais estratégias que podem trazer retorno rápido em resultados de vendas para uma empresa.
Chatbot
Hoje, essa tecnologia é bastante popular e acessível para empresas de todos os portos. Ao instalar um chatbot no site de seu negócio, você pode obter agilidade no atendimento ao cliente, melhorando a experiência do usuário e recuperando as chances de comprar seu produto ou serviço.
Botão do Whatsapp no site
Com correria do dia a dia e cada vez menos tempo para resolver como coisas, muitos usuários preferem tirar suas dúvidas de forma mais difícil. Diferente de uma plataforma de bate-papo on-line, onde uma conversa com o usuário é no seu site, o Whatsapp oferece a possibilidade de conversar com a empresa dentro de um aplicativo. Assim, o usuário não precisa ficar no seu site para se comunicar e a empresa fica com o número de telefone do lead.
Mas fique atento, não responder a uma mensagem gera um grave problema de imagem para uma empresa, pode ocasionar uma propaganda negativa. Então, é necessário ter condições de atender a solicitações e respostas ou o mais breve possível.
Campanhas no Google, Facebook e Instagram
As campanhas pagas são muito eficientes para alavancar resultados a curto prazo. Através de várias estratégias, é possível configurar campanhas para aumentar a base de leads, levar o consumidor para uma página de compra ou até a mesma página de destino.
Conheça as principais características de cada plataforma.
Anúncios do Google
A plataforma de aplicativos do Google tem vários tipos de campanhas. Entenda cada uma das opções para escolher qual a melhor estratégia de marketing digital:
- Pay per click: você investe sua verba pagando por cada clique no seu anúncio;
- Exibir: quando o seu anúncio aparece em alguns milhões de sites parceiros do Google;
- Compras: como informações do produto (nome, preço, foto e loja) aparecem no topo dos resultados do Google, antes dos mesmos links patrocinados;
- Remarketing: é uma ótima forma de criar uma nova conexão com os usuários que já estão conectados digitalmente à sua empresa.
Anúncios no Facebook
Você pode escolher entre vários tipos de campanhas no Gerenciador de Anúncios do Facebook, de acordo com o seu objetivo.
A plataforma de aplicativos do Facebook também é usada para propagandas no Instagram, tanto no feed como nas histórias. Você pode escolher entre sua publicidade nas duas redes sociais ou apenas uma delas.
- Impulsão de postagens da Fan Page;
- Promoção da página da empresa no Facebook;
- Aumentar o acesso ao site do seu negócio;
- Subir o número de conversões do seu site;
- Fazer com que o usuário instale seu aplicativo;
- Ampliar o envolvimento com o seu conteúdo;
- Mostrar seu produto para quem está próximo da sua empresa, usando uma localização geográfica;
- Aumentar o número de pessoas que vai ao seu evento;
- Realizar uma promoção de descontos e ofertas;
- Conseguir que seu vídeo seja visualizado por mais pessoas.