Em 2020 as empresas tiveram que se adaptar e se reinventar para acompanhar o novo normal do mercado. Como era de se esperar, o ano escancarou a necessidade de estar presente de forma online, acompanhe as principais tendências para o ano.
- Zero Clique estará cada vez mais forte
O Zero Clique é um comportamento que tem se tornado muito comum e virá com força em 2021. A prática consiste na realização de uma busca por parte dos usuários através do Google, que receberão sugestões de frases que facilitam a vida de quem está procurando algo. A pessoa não precisa nem terminar de digitar, pois bem ali no campo de busca já aparecerá as informações solicitadas.
Tendo em vista toda essa situação, vemos que atentar-se para as regras de SEO em 2021 será primordial.
- Considere outros canais de comunicação (além de e-mail), como pontos de conversão
A pandemia levou o varejo ao limite à medida que mais marcas passaram a vender online. Obviamente, os pontos de contato humano no atendimento ao cliente, por meio de e-mail e linhas telefônicas, desempenharam um grande papel nisso, mas os chatbots também.
Estudos informam que 85% da interação com o cliente será tratada sem agentes humanos até o final de 2021. Especialistas prevêem que 90% da interação com o cliente nos bancos, por exemplo, será automatizada até 2022. E ainda, 55% das pessoas que usam chatbots esperam que eles forneçam respostas instantâneas a perguntas simples.
- Vendas continuarão a aumentar no e-Commerce.
Os últimos números divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – Adcomm, reporta que em 2020 as vendas online aumentaram cerca de 80%. E uma coisa é certa, embora a pandemia tenha contribuído para esse aumento, os consumidores perceberam rapidamente como as compras online são fáceis e convenientes.
Isso pode ser perigoso para empresas que não gostam de mudanças, e que por outro lado tem oportunidades de expandir através desse canal.
- Aumento expressivo do uso de Inteligência Artificial
A programação neurolinguística e a inteligência artificial para processar dados, tem sido cada vez mais utilizada para prever tendências com bases em dados existentes. Sendo assim, podemos observar que esses recursos se tornarão essenciais para o desenvolvimento do marketing digital, proporcionando insights rápidos a fim de atender as expectativas do consumidor e os movimentos do mercado.
- Realidade Aumentada, como recurso de vendas.
Observamos que esse recurso foi muito explorado por empresas de tecnologia e games para apresentar novas experiências a seus usuários. Porém acompanhamos um aumento cada vez maior de outros segmentos de negócios, utilizando a realidade aumentada, por exemplo, para conduzir visitas virtuais, apresentar produtos e até mesmo explicar detalhes de um procedimento cirúrgico. São inúmeras as possibilidades de explorar esse recurso a favor de melhorar a experiência dos clientes.
Se quiser entender melhor sobre como essas tendências podem ser aplicadas no seu negócio, agende uma conversa com a gente.